Com aproximadamente cem espécies para exposição e vendas, começou na manhã desta quinta-feira (11) a 18ª Mostra de Orquídeas de Sumaré. O evento tem entrada gratuita e será realizado neste sábado (12), domingo (13), no Orquidário Municipal. A atração é realizada pela Secretaria de Sustentabilidade.
No local, além das orquídeas, os visitantes poderão comprar substratos, fertilizantes, inseticidas e produtos para o controle de pragas, além da venda de alimentos e artesanatos.
“Trata-se de um evento tradicional que atrai um grande público, para apreciar a beleza das orquídeas. Nossos produtores, artesãos e feirantes são muito beneficiados. Todos estão convidados a visitar o nosso orquidário”, disse o secretário de Sustentabilidade de Sumaré, Guilherme Dall’Orto.
A moradora da Villa Flora, Célia Idrani, de 64 anos, contou que é uma “grande admiradora das orquídeas”. “Elas são exuberantes e transcendem em beleza. Fico sempre impressionada com os formatos, cores e proporções matemáticas”, disse.
O orquidófilo Sérgio Scantamburlo, expositor no evento com 53 anos de experiência no trato com as plantas, contou que no sábado e domingo trará orquídeas raríssimas e de alto valor comercial para exposição. “Tenho uma vida de amor e admiração profunda por toda essa beleza”, contou.
Ainda segundo o especialista, a cidade foi batizada como “Sumaré” em razão de uma orquídea nativa da região. No passado, essa planta era fácil de ser encontrada em algumas regiões do município, inclusive próximo ao Ribeirão Quilombo.
O Orquidário Municipal fica na Avenida Eugênia Biancalana Duarte, 200, no Jardim Primavera, região central de Sumaré.